05 July 2007

Nuremberga

Mais uma viagem mais uma corrida. Desta vez o destino foi Nuremberga. Tudo bem se a viagem não fosse com escala em Zurique, isto porque viajar na Europa nem sempre quer dizer ~viajar sem fronteiras, pois a Suiça sendo um país Europeu não é um país da comunidade Europeia e como tal também não faz parte do espaço Shengen, assim entre sair de um avião e entrar noutro, tem que se cumprir todas aquelas formalidades de fronteira e de bagagem de mão novamente, tal como no local de partida. Quando se está com pouco tempo tudo se complica e as filas são sempre intermináveis. Mas enfim lá cheguei ao destino.
X
Chegado ao destino , fei alojado no Hotel Vitoria, hotel que está localizado na zona histórica da cidade, perto da estação e em frente ao novo museu, não é nada de especial, mas serve para o fim a que se destina – dormir – além de que também fica junto ao metro e ao local para onde me tenho de deslocar durante o dia.

Neste primeiro dia fui convidado pelos meus anfitriões para jantar num restaurante tradicional, o Burgwächter junto ao castelo. Para não variar muito e para ficar bem, comecei com uma Leberknoedelsuppe (um consome com uma bola de fígado de porco) e continuei com umas Nurnberg Bratwurst (salsichas de porco grelhadas) que são deliciosas acompanhadas de uma salada de batata, para beber uma Weißbier (cerveja branca).
Falando um pouco da cidade de Nuremberga, bastante conhecida pelos Julgamentos de Nuremberga, após a Segunda Guerra Mundial, nos quais foram sentenciados os criminosos de guerra. Está situada no estado da Baviera, é a maior cidade da região histórica da Francónia com aproximadamente 500 mil habitantes.

É um centro económico muito importante e muitas multinacionais estabeleceram-se na região Também na região se encontra a Universidade de Erlangen (Friedrich Alexander Universität Erlangen Nürnberg), além disso possui várias infra-estruturas culturais, tais como o Museu Nacional Germânico e o Teatro Nacional de Nuremberga.

Esta cidade apesar de não parecer, foi quase completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, tendo a maioria das construções medievais sido reconstruídas com base nos desenhos originais.

Ficam aqui algumas imagens.
X












X X











X














X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Para obter algumas informações adicionais sobre a cidade, pode consultar o guia.
X

Entretanto, uma nota acerca de um dos meus companheiros que vinha dos Estados Unidos trouxe uma especialidade de New Jersey os Salt Water Taffy da Sea View Sweets, deliciosos, parecem goma mas não são e têm a textura idêntica à dos caramelos.o segundo dia jantei no Maredo, que fica a cerca de 100m do hotel é um franchising de grelhados, come-se bem e o ambiente é agrdável e tem a vantagem de ser uma boa alternativa para quem não conhece ou não gosta da comida alemã.


O regresso foi mais uma viagem e mais uma corrida, desta vez além dos contratempos previstos, foi adicionado mais um, a bagagem é despachada até a destino mas só me podem emitir o bilhete até Zurique, onde com o pouco tempo entre sair de um avião e entrar noutro, tenho que ir ao balcão e pedir a emissão do outro.

Enfim sempre a correr consegui ir e voltar sem perder as ligações.

Apenas para informação, viajei na Swiss International e nos seguites aviões entre Lisboa e Zurique num Airbus A320 e entre Zurique e Nuremberga num Avro 85.

Airbus A320












Avro 85