07 October 2006

Powerboats P1 e Thundercat Racing

No ultimo fim-de-semana e há falta de melhor (ou de melhor ideia), desloquei-me à Marina de Cascais para assistir a uma das provas (ultima) do campeonato do mundo de Powerboat P1 que se este ano se deslocou a Portugal.
X
Este campeonato é organizado pela Union Internationale Motonautique e conta com cerca de 20 embarcações a competir em cada prova, o UIM Powerboat P1 World Championship de 2006 cria um espectáculo intenso e altamente competitivo numa série de provas offshore de resistência através de Europa. Estão representados muitos dos principais fabricantes de barcos e de motores do mundo. A competição é intensa e os barcos são os mais avançados e com grande performance, com alguns deles desenvolvendo cerca de 2000 cavalos, demonstrando grande aceleração, e velocidade em circunstâncias árduas e ao mais alto nível de competição.
X

Aberto a embarcações a gasolina e diesel, havendo duas categorias:

Evolution Class

Para barcos com um comprimento mínimo de 11m e máximo de 13 m usando motores internos e com um peso mínimo de 4.250Kg.

Vencedor Evolution Class


Supersport Class

Para barcos de produção, com um comprimento mínimo de 10m e máximo 12,8m, e com uma relação peso potência de 1Cv por 4,5kg. Nos motores diesel a cilindrada não pode exceder 6000cc e nos motores a gasolina a cilindrada não pode exceder os 8300cc. X

Vencedor Supersport Class

Muito interessante foi assistir às corridas do Thundercat Racing, um campeonato altamente competitivo, emocionante e pleno de adrenalina, que não para de atrair audiências e participantes.

Os barcos são concebidos para planar rapidamente através da água permitindo desliza numa camada de bolhas de ar, que reduzem o atrito da superfície molhada e que lubrificam o contacto entre a embarcação e a água.
A Thundercat Racing tem como base um circuito em “M” de 400m x 200m com 5 bóias de viragem e uma chicane.

Esta competição é organizada pela M2M Racing Club, que é a paixão e a motivação por detrás do Thundercat Racing. Com um custo inicial baixo é um desporto altamente atractivo para quem gosta de desportos motorizados e radicais.


Para não perder muito tempo a sair e a entrar na Marina, almocei no restaurante IL FATOCATTO, que serve muito boas pizzas e pastas num ambiente descontraído. Tem ecrã gigante e pelo que me apercebi é costume juntarem-se por lá grupos em dias de jogos de futebol.

Quanto à Marina de Cascais, esta tem no seu interior 650 postos de amarração, que lhe permitem receber embarcações até aos 36 metros de comprimento com um calado máximo permitido de 6 metros. Além disso dispõe de alguns espaços comerciais desde a restauração, náutica, utilidades, etc..

0 Comments:

Post a Comment

<< Home